FOLHA DA BARRA - UM JORNAL DE VERDADE!!!

06/10/2009

TRE cassa prefeito de Jenipapo dos Vieiras

O TRE cassou nesta terça-feira (06), por unanimidade, o mandato do prefeito e vice-prefeito de Jepipapo dos Vieiras, município vizinho a Barra do Corda. Geancarlos Oliveira Albuquerque e Jefferson Oliveira Nepomuceno foram acusados de asfaltar ruas e conceder aumentos a professores e agentes de saúde no período eleitoral, caracterizando abuso de poder político e econômico.

Prefeito e vice, no entanto, deverão permanecer nos cargos até o julgamento dos recursos que devem ser ajuizados inclusive no TSE. Em caso de se confirmar a cassação, o presidente da Câmara deve assumir o comando do município até a realização de nova eleição.

 


Escrito por Folha da Barra às 19h16
[] [envie esta mensagem] []



Quem é quem na pré-disputa pelo Senado…

As duas vagas de senador pelo Maranhão a partir de 2011 já têm nada menos que sete pré-candidatos declarados.

Faltando agora menos de um ano para as eleições - e pouco mais de oito meses para as convenções que definirão os candidatos - o blog traça um mini-perfil de cada um destes pretendentes.

Edison Lobão (PMDB) - O ministro de Minas e Energia é o favorito na disputa em todas as pesquisas de opinião e o preferido da classe política. Ex-governador e ex-presidente do Senado, agrega desde os votos do seu grupo político até eleitores de outros segmentos, pelo transito que tem com todas as correntes políticas. Só não garantirá uma das vagas se não entrar na disputa.

Mauro Fecury (PMDB) - Após um período recluso, desde que assumiu a vaga da governadora Roseana Sarney (PMDB), Fecury só agora resolveu manifestar interesse em disputar a reeleição. É um candidato forte por dois motivos: tem trânsito aberto na classe política e estrutura de campanha garantida. Além disso, fortalece a chapa de Roseana, que tinha apenas Lobão como candidato.

José Reinaldo (PSB): O ex-governador José Reinaldo Tavares tem suas chances reduzidas com a profusão de candidatos na disputa. Além de dividir voto com seu amigo Mauro Fecury, ele também se ressente das outras candidaturas no seio da oposição. Pode, inclusive, optar por abrir mão da candidatura senatorial e concorrer a outro cargo, já que necessita de imunidade parlamentar.

Clodomir Paz (PDT): O ex-candidato a prefeito de São Luís e ex-deputado estadual é o candidato de Jackson Lago (PDT) na disputa pelo Senado. Ele apresentou sua candidatura em agosto, muito bem recebida no PDT. Já aparece em quarto lugar, de acordo com pesquisa do PSDB nacional, ainda mantida em segredo pelo tucanato local. Clodomir fará dobradinha com o próprio Jackson Lago.

Edson Vidigal (PSDB): o ex-ministro trocou o PSB pelo ninho tucano para poder viabilizar sua candidatura à Câmara Alta. É outro que vai dividir voto com José Reinaldo, pondo em risco a candidatura do ex-governador, sobretudo após lançamento de Mauro Fecury. No PSDB. Vidigal deve compor a chapa de Jackson Lago, em dobradinha com o pedetista Clodomir Paz.

Bira do Pindaré (PT): O advogado que disputou como fenômeno as eleições senatoriais de 2006 mantém seu nome na disputa para 2010, mas interlocutores dizem que ele pretende mesmo diputar vaga na Câmara e vai usar a pré-campanha ao Senado para ampliar suas chances. Uma prova disso foi a recusa ao convite de jackson para trocar de partido e compor sua chapa majoritária.

Zeluís Lago (PPS): O irmão de Jackson Lago quer por que quer ser candidato a senador, mas enfrenta um problema: se o PPS formar aliança com PDT e PSDB, terá que disputar as duas vagas com ninguém menos que Vidigal e Clodomir. Por outro lado, se sair candidato isolado, terá tempo insignificante de propaganda eleitoral, o que reduz ainda mais as suas chances.

A disputa senatorial tem ainda outros nomes cotados - como o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), o vice-governador João Alberto (PMDB), o prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva (DEM) e o jornalsita Pertgentino Holanda (PV). Estes, no entanto, ainda aguardam definição partidária sobre os rumos a tomar em 2010, por isso não entram nesta análise.

Marcos Deça


Escrito por Folha da Barra às 08h53
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    TURMA DA BARRA
  Adonias Soares (Presidente Dutra)
  Diario do Grajau
  Tuntum Cidade
  O Bom Maranhense
  Super Conectado - Netanias
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Blog do Ivan Silva


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog